Make your own free website on Tripod.com








ESTUDIO GARAGE
HISTORIA DA GUITARRA













Home

AGENDA DE SHOWS | FOTOS | LINKS | TECNICAS DE GUITARRA | EFEITOS | HISTORIA DA GUITARRA | GRANDES GUITARRISTAS





HISTORIA DA GUITARRA




























RENOIR

A VIOLONISTA(RENOIR)

GIBSON

GUIBSON KALAMAZOO

VEIA

SELMER LAPTOP

STRATO

FENDER STRATOCASTER






PREFACIO


A guitarra estabeleceu-se durante o seculo 20 como o mais popular instrumento do mundo. Por ser adaptavel, portatil, atrativa e versatil, tem sido usada em um ilimitado número de estilos. Um dos mais praticos instrumentos de corda, para se tocar tanto solos quanto ritmo. O som da guitarra pode ser ouvido em todos os paises de todos os continentes, com uma inigualável diversidade.


A GUITARRA MODERNA


Depois de mais de 150 anos, ela mudou radicalmente. De um pequeno instrumento com um som delicado, baixo volume: agora rica em timbres e dinamica. Alguns desenhos de guitarra, tem se tornado verdadeiros ícones, e ela tornou-se hoje um elemento essencial para a música. Originada na familia dos instrumentos de cordas antigos, as primeiras guitarras acústicas, apareceram na Italia e na Espanha durante a Renascensa, e dai espalhou-se gradativamente pela Europa. A Espanha e o berço da guitarra classica moderna, que emergiu durante o seculo 19. Neste periodo ocorreu também o desenvolvimento das cordas de aco, e o aparecimentos de guitarras flat-top e das archtop na America do Norte. Os modelos elétricos foram lançados em 1930 como resultado de experimentos com a amplificação de instrumentos. Durante o seculo 20 ocorre a popularização da guitarra em todo o mundo, e que coincide com o desenvolvimento das tecnicas de gravação.



ESTILOS MUSICAIS


Hoje a guitarra é usada em uma grande variedade de formas e estilos de composição, aparecendo desde a musica Barroca, passando pelo Jazz, Blues e ate o Rock and Roll. Certos gêneros musicais tem uma associação imediata com a guitarra, em particular o flamenco, o country, o blues, o pop e o rock. Nos ultimos 70 anos, a guitarra tornou-se o mais popular instrumento para solos e acompanhamentos, tanto para artistas solos, ou para banda.



TRADIÇÃO INICIAL


No inicio do seculo 16, apareceu em um livro uma descrição, que seria para um instrumento chamado vihuela. Os compositores escreviam peças para serem executadas diante da Corte Real e dos membros da Aristocracia. Neste tempo, em muitos paises da Europa, a guitarra era usada por musicos profissionais. Era tambem tocada como fundo para as apresentações teatrais.



O DESENVOLVIMENTO


Durante o seculo 18, o uso frequente do piano e de outros instrumentos de teclas afetaram a popularidade da guitarra. Entretanto, com o desenvolvimento de tecnicas, e o surgimento de uma nova geração de virtuosos, levaram ao ressurgimento da guitarra (fim do seculo 18 e inicio do 19). O uso de cordas unicas, ao inves de pares de cordas, facilitou a execução, e artistas como Dionisio Aguado, Mauro Giuliani e Fernando Sor produziram músicas repletas de virtuosismo. Durante o seculo 19, a guitarra tornou-se mais popular, com vários metodos de execução, e com um grande repertorio. Francisco Tarrega foi uma figura chave tanto como executor como professor. Neste tempo, novos instrumentos foram desenvolvidos por Antonio de Torres, que levaram a guitarra a um novo nivel. Tarrega influenciou uma escola de artistas que fundaram a música classica como conhecemos hoje. A musica Flamenca da Espanha, ganhou destaque durante este seculo. Na America a guitarra tinha um importante lugar tanto na tradição classica quanto no folk. E na America do Norte, o blues, começou a desenvolver-se nos estados sulinos.
No seculo 20, Andres Segovia, Ramon Montoya e Robert Johnson foram quem ajudou a estabelecer a força do instrumento nos mais diversos estilos musicais. A guitarra também faz parte da musica country, popular nos anos 30. Tambem começou a substituir o banjo no Jazz.
A guitarra foi um dos primeiros instrumentos a se adaptar com sucesso a amplificação. A guitarra elétrica foi pioneira no jazz, pelas mãos de Charlie Christian nos anos 30. Depois da 2. guerra mundial, o interesse pela guitarra aumentou, e uma nova geração de virtuosos apareceu. No anos 50 e 60, a guitarra começou a tornar-se moda em todo o mundo, em vários campos da musica.



A GUITARRA HOJE


A diversidade de estilos, requer uma grande diversidade de tecnicas de execução para a guitarra. As guitarras para musica classica e flamenco, usam cordas de nylon e são tocadas com o dedos, enquanto que as guitarras que usam cordas de aço são normalmente tocadas com palhetas. Guitarras eletricas tem uma tecnica muito extensa de mão direita e mão esquerda. Hoje estima-se que exista mais de 50 milhões de guitarristas no mundo. Devido ao grande número de possibilidades, e ao grande numero de guitarristas, as tecnicas de guitarra são muito pessoais, e são diversos os artistas que lançam seus metodos.





TELE

FENDER TELECASTER